segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Seminário em História da Arte - Programa


Disciplina: Seminário de História da Arte

Professor Marco Antonio Silveira
mantoniosilveira@yahoo.com.br
marcoantoniosilveira.blogspot.com.br
2º semestre de 2019

Link dos textos:

Programa

I. Iconografia, intertextualidade, metalinguagem
II. Melancolia, dor e sedução
III. Método, estilo e explicação
IV. Modernismos, sociedade e política
V. Surrealismo em Magritte

Textos
1. SCHAMA, Simon. “Caravaggio. A pintura ganha corpo”. In: O poder da arte. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2010, p. 19-81.
2. SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
3. GOMBRICH, E. H. “A psicologia e o enigma do estilo”. In: Arte e ilusão. Trad. São Paulo: Martins Fontes, 2007, 3-25.
4. BAXANDALL, Michael. “Linguagem e explicação”. In: Padrões de intenção. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2005, 31-44.
5. GINZBURG, Carlo. “A espada e a lâmpada: uma leitura de Guernica”. In: Medo, reverência, terror. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2014, p. 101-47.
6. NAZARIO, Luiz. “Quadro histórico do surrealismo”. In: GINSBURG, J. & LEINER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 21-51.
7. FABRIS, Annateresa. “O surrealismo pictórico: a alquimia da imagem”. In: GINSBURG, J. & LEINER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 475-518.

Bibliografia básica
ALDEN, Todd. The essential René Magritte. Nova Iorque: The Wonderland Press, 1999.
Arte no Brasil. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Rio de Janeira: Nova Fronteira, 1985.
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
BAYER, Raymond. História da estética. Trad., Lisboa: Estampa, 1995.
BALAKIAN, Anna. O simbolismo. Trad. São Paulo: Perspectiva, 1985.
BENJAMIN, Walter. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986.
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. Trad. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHÉNIEUX-GENDRON, Jacqueline. O surrealismo. Trad. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: SENAC, 2005.
Conceitos de arte moderna. Trad. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
COTTINGTON, David. Cubismo. Trad. São Paulo: Cosacnaify, 2001.
Dictionnaire de la troisièmes république. Paris: Larousse, 1968.
FABRIS, Annateresa. “O surrealismo pictórico: a alquimia da imagem”. In: GINSBURG, J. & LEINER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 475-518.
FARTHING, Stephen (Ed.). Tudo sobre arte. Trad. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Trad. 4ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2007.
GUINSBURG, Jacob & LEINER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.
__________. Medo, reverência, terror. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2014
GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. Trad., São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Goya. Trad. São Paulo: Abril, 2011.
GUINSBURG, J. & LEIRNER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria, São Paulo: Hedra, Campinas/SP: Ed. Unicamp, 2006.
História da arte. Do simbolismo ao surrealismo. Trad. Barcelona: Folio, 2008.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Trad. 10ª ed. São Paulo: Papirus, 1996.
JUNQUEIRA, Ivan. “A arte de Baudelaire”. In: BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Rio de Janeira: Nova Fronteira, 1985, p. 45-93.
KEHL, Maria Rita. Ressentimento. 4ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.
LEITE, José Roberto Teixeira. Pintura moderna brasileira. Rio de Janeiro: Record, 1978.
MENESES, Ulpiano Toledo. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, n. 45, v. 23, 2003, p. 11-36.
MEURIS, Jacques. Magritte. Trad. Madri: Taschen, 1999.
NADEAU, Maurice. História do surrealismo. Trad. São Paulo: Perspectiva, 2008.
NAVES, Rodrigo. A forma difícil, São Paulo: Ártica, 1996.
NAZARIO, Luiz Nazario. “Quadro histórico do surrealismo”. In: GINSBURG, J. & LEINER, Sheila. O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 21-51.
NICOSIA, Fiorella. Dalí. Paris: Grund, 2010.
No subúrbio da modernidade. Di Cavalcanti, 120 anos. São Paulo: São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2017.
PALHARES, Taisa (Org.). Arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo: Cosac Naify, Imprensa Oficial, Pinacoteca: 2009.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia. Trad. 2ª ed., Lisboa: Estampa, 1995.
PRETTE, M. C. Para entender a arte. São Paulo: Globo, 2008.
René Magritte. Trad. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Trad. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.
SCHAMA, Simon. O poder da arte. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
SONTAG, S. Diante da dor dos outros. Trad. São Paulo: Cia. das Letras, 2003.
STAROBINSKI, Jean. A melancolia diante do espelho. Trad. São Paulo: Ed. 34, 2014.
SUDJIC, D. A linguagem das coisas. Trad. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário