segunda-feira, 13 de maio de 2019

Introdução à História Econômica - Turismo - Avaliações


Estrutura geral da avaliação


A avaliação da disciplina de Introdução à História Econômica do Brasil poderá ser realizada de duas formas: a) um trabalho em grupo valendo cinco pontos e uma prova também de cinco pontos a ser realizada no final do semestre; b) duas provas valendo cinco pontos a serem realizadas na metade e no final do semestre. Os trabalhos serão realizados por grupos de até quatro pessoas e deverão ter como referência um tema definido previamente e a utilização de algum tipo de material (bibliografia que não conste do programa, filmes, clipes, músicas, pinturas, jornais etc.). Será avaliada a capacidade dos grupos de promoverem o debate em sala de aula, de forma que a ausência dos demais alunos prejudicará o grupo que estiver apresentando. O professor atribuirá uma nota ao grupo como um todo e outro a cada um de seus componentes, a nota final de cada aluno consistindo na média de ambas. As provas de cinco pontos terão de três a quatro páginas, devendo os alunos escolher, analisar e relacionar três dos textos que constam do programa.

As provas deverão adotar o estilo Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações no corpo do texto não podem ser excessivas e devem aparecer no tamanho 11, com recuo de quatro centímetros para a direita e espaçamento simples. As notas de pé de página, que têm de aparecer no tamanho 10, são obrigatórias sempre que uma informação ou um trecho de texto forem citados, devendo trazer nome do autor, título em itálico, subtítulo sem itálico, local da edição, nome da editora, ano da publicação e número da página onde o dado ou a passagem referidos se encontram. A não observação dessas regras implicará diminuição de nota.


As provas que se limitarem a apresentar resumos dos textos em sequência serão mal avaliadas. O objetivo é que os textos sejam articulados em torno de uma argumentação que se apresente como fio condutor da análise. A utilização de anotações alheias e a consequente repetição de um mesmo tipo de resposta em provas variadas resultarão em diminuição de nota de todas elas, não importando quem foi o aluno que efetivamente realizou as anotações. Qualquer forma de plágio, seja de uma frase ou de uma resposta inteira, retirada de qualquer tipo de material, resultará na atribuição de nota zero. É imprescindível que as provas estejam bem escritas do ponto de vista gramatical.


A data de entrega da primeira prova é o dia 24 de maio próximo. Os alunos devem escolher três dos textos das seções I e II do programa, respectivamente intituladas “Educação e gênero” e “Estado e desigualdade social”. A entrega da prova deve ser feita presencialmente e em sala de aula. O discente poderá entregar a prova com atraso até o dia 31 de maio, mas nesse caso a avaliação valerá apenas quatro pontos. Depois dessa última data, não será mais possível entregar a prova.

A data de entrega da segunda prova é o dia 11 de julho próximo. A entrega da prova deve ser feita presencialmente e em sala de aula. As questões são as seguintes: 1) Com base nos textos da seção II do programa, intitulada "Estado e desigualdade social", aponte e discuta alguns aspectos relativos à desigualdade no Brasil (quatro pontos, três laudas). 2) Com base no artigo de Caroline Delmazo e Jonas Valente, discuta o problema das fake news (um ponto, uma lauda).


Nenhum comentário:

Postar um comentário