Estrutura
geral da avaliação
A avaliação da disciplina de História de
Minas consistirá de três atividades, todas a serem feitas em casa: a) uma
primeira prova valendo quatro pontos; b) uma resenha ou um plano de aula
valendo dois pontos; c) e uma segunda prova valendo quatro pontos.
Ambas as provas se dividem em duas
modalidades diferentes: a) a primeira, de quatro páginas, é composta por duas
questões disponibilizadas pelo professor uma semana antes da data de entrega;
b) a segunda, de três páginas, envolve o estabelecimento de relações entre dois
dos textos do curso, que serão indicados dois dias antes da data de entrega.
Na resenha ou no plano de aula, compostos
de duas a três páginas, o aluno deve escolher um tema a ser abordado e trazer
algum elemento novo – isto é, para além da bibliografia do curso – com o
intuito de discuti-lo. Esse elemento pode ser um documento, artigos ou
capítulos de livros ou, caso seja cabível, trechos de filmes, pinturas ou outro
tipo de material. No plano de aula, os tópicos a serem descritos podem ser
inseridos no início da prova, mas sem ocuparem mais do que um quarto da página.
As avaliações deverão adotar o estilo
Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações no corpo do texto não podem ser
excessivas e devem aparecer no tamanho 11, com recuo de quatro centímetros para
a direita e espaçamento simples. As notas de pé de página, que têm de aparecer
no tamanho 10, são obrigatórias sempre que uma informação ou um trecho de texto
forem citados, devendo trazer nome do autor, título em itálico, subtítulo sem
itálico, local da edição, nome da editora, ano da publicação e número da página
onde o dado ou a passagem referidos se encontram. A não observação dessas
regras implicará diminuição de nota.
As avaliações que se limitarem a
apresentar resumos dos textos em sequência serão mal avaliadas. O objetivo é
que os textos sejam articulados em torno de uma argumentação que se apresente como
fio condutor da análise. A utilização de anotações alheias e a consequente
repetição de um mesmo tipo de resposta em provas variadas resultarão em
diminuição de nota de todas elas, não importando quem foi o aluno que
efetivamente realizou as anotações. Qualquer forma de plágio, seja de uma frase
ou de uma resposta inteira, retirada de qualquer tipo de material, resultará na
atribuição de nota zero. É
imprescindível que as provas estejam bem escritas do ponto de vista gramatical.
Primeira
prova
A primeira prova, seja de que modalidade
for, deverá ser entregue no próximo dia 22 de maio, terça-feira, exclusivamente
em sala de aula. Caso o aluno opte pela primeira modalidade, pode entregar a
prova com até uma semana de atraso, sendo seu valor diminuído para três pontos.
Se o discente optar pela segunda modalidade, poderá entregá-la com atraso
apenas até o dia seguinte, quarta-feira, o valor sendo diminuído para dois pontos.
Após esses prazos, não serão mais recebidas provas pelo professor.
As questões relativas à primeira
modalidade de prova são as seguintes: com base nos textos da primeira seção do
programa da disciplina – “Estado e sociedade” – e nas aulas ministradas, a)
descreva os principais aspectos da formação e institucionalização da sociedade
mineira do século XVIII (três pontos; três páginas); b) escolha e discuta um
aspecto relacionado à vida familiar nas Minas setecentistas (um ponto; uma
página).
A indicação dos dois textos (talvez
acompanhada de uma questão orientadora) da segunda modalidade de prova será
inserida nesta mesma postagem no próximo dia 20 de maio, às 19 horas.
Os dois textos a serem relacionados na segunda modalidade de prova são os de Laura de Mello e Souza e Caio Boschi.
Os dois textos a serem relacionados na segunda modalidade de prova são os de Laura de Mello e Souza e Caio Boschi.
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