segunda-feira, 14 de maio de 2018

História de Minas - avaliação


Estrutura geral da avaliação

A avaliação da disciplina de História de Minas consistirá de três atividades, todas a serem feitas em casa: a) uma primeira prova valendo quatro pontos; b) uma resenha ou um plano de aula valendo dois pontos; c) e uma segunda prova valendo quatro pontos.

Ambas as provas se dividem em duas modalidades diferentes: a) a primeira, de quatro páginas, é composta por duas questões disponibilizadas pelo professor uma semana antes da data de entrega; b) a segunda, de três páginas, envolve o estabelecimento de relações entre dois dos textos do curso, que serão indicados dois dias antes da data de entrega.

Na resenha ou no plano de aula, compostos de duas a três páginas, o aluno deve escolher um tema a ser abordado e trazer algum elemento novo – isto é, para além da bibliografia do curso – com o intuito de discuti-lo. Esse elemento pode ser um documento, artigos ou capítulos de livros ou, caso seja cabível, trechos de filmes, pinturas ou outro tipo de material. No plano de aula, os tópicos a serem descritos podem ser inseridos no início da prova, mas sem ocuparem mais do que um quarto da página.

As avaliações deverão adotar o estilo Times New Roman 12, com espaço 1,5. As citações no corpo do texto não podem ser excessivas e devem aparecer no tamanho 11, com recuo de quatro centímetros para a direita e espaçamento simples. As notas de pé de página, que têm de aparecer no tamanho 10, são obrigatórias sempre que uma informação ou um trecho de texto forem citados, devendo trazer nome do autor, título em itálico, subtítulo sem itálico, local da edição, nome da editora, ano da publicação e número da página onde o dado ou a passagem referidos se encontram. A não observação dessas regras implicará diminuição de nota.


As avaliações que se limitarem a apresentar resumos dos textos em sequência serão mal avaliadas. O objetivo é que os textos sejam articulados em torno de uma argumentação que se apresente como fio condutor da análise. A utilização de anotações alheias e a consequente repetição de um mesmo tipo de resposta em provas variadas resultarão em diminuição de nota de todas elas, não importando quem foi o aluno que efetivamente realizou as anotações. Qualquer forma de plágio, seja de uma frase ou de uma resposta inteira, retirada de qualquer tipo de material, resultará na atribuição de nota zero. É imprescindível que as provas estejam bem escritas do ponto de vista gramatical.

Primeira prova

A primeira prova, seja de que modalidade for, deverá ser entregue no próximo dia 22 de maio, terça-feira, exclusivamente em sala de aula. Caso o aluno opte pela primeira modalidade, pode entregar a prova com até uma semana de atraso, sendo seu valor diminuído para três pontos. Se o discente optar pela segunda modalidade, poderá entregá-la com atraso apenas até o dia seguinte, quarta-feira, o valor sendo diminuído para dois pontos. Após esses prazos, não serão mais recebidas provas pelo professor.

As questões relativas à primeira modalidade de prova são as seguintes: com base nos textos da primeira seção do programa da disciplina – “Estado e sociedade” – e nas aulas ministradas, a) descreva os principais aspectos da formação e institucionalização da sociedade mineira do século XVIII (três pontos; três páginas); b) escolha e discuta um aspecto relacionado à vida familiar nas Minas setecentistas (um ponto; uma página).

A indicação dos dois textos (talvez acompanhada de uma questão orientadora) da segunda modalidade de prova será inserida nesta mesma postagem no próximo dia 20 de maio, às 19 horas.

Os dois textos a serem relacionados na segunda modalidade de prova são os de Laura de Mello e Souza e Caio Boschi. 

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